top of page
Projetos Passados
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI

 

Com o objetivo de erradicar o trabalho infantil a Instituição atendeu 60 crianças e adolescentes e suas famílias oferecendo as atividades da Jornada Ampliada. Este atendimento é oriundo de uma parceria da Instituição com a Secretaria de Assistência Social do Recife/CRAS 06. As oficinas são de leitura, capoeira, cidadania, e coral, além do atendimento psicossocial às crianças, adolescentes e suas famílias. As famílias participam das ações do PAIF – Programa de Atenção Integral as Famílias, realizadas pelas técnicas do CRAS 06. Projeto concluído em dezembro de 2012.

Fortalecimento Pedagógico:
A Arte de Criar e Recriar a Leitura e a Escrita

 

Este projeto teve como objetivo possibilitar 22 crianças/adolescentes de 07 a 14 anos de idade, de ambos os sexos, em situação de risco pessoal e social, novos espaços de aprendizagem a partir da instrumentalização sistemática dos recursos da leitura e escrita, como ferramenta de auxílio ao processo de ensino/aprendizagem. As atividades oferecidas são oficina de leitura e escrita, oficina de desenvolvimento pessoal e social, acompanhamento escolar, encontros com as famílias, visitas domiciliares, atendimento, apoio e orientação sócio-familiar, atividades de lazer e atividades de participação cidadã. O financiador deste projeto foi o COMDICA - Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente em 2011/2012. Como resultado deste projeto tivemos a publicação do livro “Minha Vida na Comunidade” com a produção das crianças e adolescentes atendidas pelo projeto. 

A Música como Agente Transformador:
Teclado e Canto

 

O objetivo do projeto foi de proporcionar através da música o desenvolvimento pessoal e social de 20 crianças/ adolescentes entre 07 e 14 anos estimulando-as a se reconhecerem enquanto pessoa em condição peculiar de desenvolvimento e sujeito de direitos. Neste projeto as atividades são: oficina de música (teclado, canto/coral), oficina de desenvolvimento pessoal e social e encontros com as famílias, atividades de lazer como jogos e brincadeiras direcionadas, comemoração dos aniversários, passeios dentro e fora da comunidade. O projeto foi financiado pelo CEDCA – Conselho Estadual de Defesa das Crianças e Adolescentes em 2011.

Projeto Cor, Beleza, Som e Harmonia noenfrentamento a violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes

 

O projeto atendeu crianças de 07 aos 12 anos moradores do Bode e suas famílias. Através das oficinas de musica e dança, oficina de desenvolvimento pessoal e social, oficina das letras, oficinas com as famílias, atividades de lazer e de participação cidadã, onde o objetivo foi de fortalecer as crianças para que esta se torne capaz de se defender de possíveis agressores e/ou abusadores e de buscar ajuda e que suas famílias aprendam a desenvolver atitudes de respeito, responsabilidade e cuidado com seus filhos (as), protagonizando ações de combate à violência doméstica e sexual. Este projeto foi fruto de uma parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente do Recife em 2007 e 2008.

Programa Agente Jovem

 

Neste projeto foi atendido um total de 75 adolescentes e suas famílias, em três anos de parceria (2005, 2006, 2007), com atividades voltadas para o protagonismo juvenil. Esta ação é oriunda de uma parceria da Instituição com a Secretaria de Assistência Social do Recife/CRAS 06. São oficinas de cidadania e temas transversais. As famílias participam das ações do PAIF – Programa de Atenção Integral as Famílias, realizadas pelas técnicas do CRAS 06.

Juventude Luz e Poesia:
no enfrentamento e prevenção à violência doméstica e sexual

 

Este projeto foi uma parceria entre a instituição, o Centro de Cidadania Umbu Ganzá e o CRAS 06 no ano de 2006. O projeto atendeu diretamente 30 adolescentes de 13 a 18 anos das comunidades da Ilha do Destino, Xuxa, Pantanal I e II, Paulo Miranda, Deus nos Acuda e Bode (todas geograficamente próximas e localizadas no bairro de Boa Viagem), que se encontra em situação de vulnerabilidade no que tange as diversas formas de violência doméstica e sexual. Tendo como objetivo fortalecer o discurso de enfrentamento e prevenção à violência doméstica e sexual dentro da referida comunidade; empoderar os jovens e suas famílias que serão atendidos diretamente das informações, necessidades, e procedimentos que circunscrevem à temática. 

Na Ginga da Capoeira

 

O objetivo deste projeto foi de trabalhar valores como: cooperação, felicidade, solidariedade, coleguismo, musicalidade, coordenação motora, força, flexibilidade, velocidade e resistência, a além de juntamente com a oficina de leitura abordar a história da capoeira e as cantigas como instrumentos para aprendizagem/melhoramento da escrita e leitura. Foram atendidas neste projeto 22 crianças/adolescentes de 07 a 14 anos nas oficinas de capoeira (aprendizado da ginga, dos movimentos e da música da capoeira, através dos treinos, da roda, toques e música), de leitura (aprendizagem/melhoramento da escrita e leitura tendo a capoeira como instrumento) e reuniões com as famílias. Este projeto é financiado pelo Tribunal Solidário, por 10 meses a cada ano, após aprovação do projeto por uma comissão interna. Este projeto aconteceu nos anos de 2012, 2013 e 2014.

bottom of page